Exclusivo

Economia

Lisboa tem quase três mil edifícios devolutos

Lisboa tem quase três mil edifícios devolutos
José Carlos Carvalho

A Câmara Municipal de Lisboa tem duas mil intimações para obrigar os proprietários a fazerem obras.O IMI foi majorado em 200%

André Rito

A cidade de Lisboa tem atualmente 2970 edifícios totalmente devolutos. Apesar da reabilitação profunda que a cidade sofreu ao longo da última década, permanecem algumas bolsas de edifícios degradados um pouco por toda a cidade, incluindo nas zonas de pressão imobiliária, em freguesias do centro histórico como Santa Maria Maior, São Vicente e Santo António.

Em 2019, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) tomou medidas e agravou o imposto municipal sobre imóveis (IMI) em 200%, mas ninguém sabe se a iniciativa de penalizar os proprietários tem produzido resultados.

“É uma medida relativamente recente”, justifica Ricardo Veludo, vereador do Urbanismo da CML, acrescentando que a autarquia não recebe a receita do IMI de forma “desagregada”, impedindo, por isso, contabilizar o efeito da medida. “Se isto conduz à realização de obras, não estou em condições de afirmar. Admito que se um edifício tem um valor patrimonial tributário muito baixo, este agravamento pode não ser um estímulo suficiente para efetuar obras de reabilitação”, reconhece.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate