O português João Miranda de Sousa, sócio da Garrigues, é um dos 21 advogados de negócios mais proeminentes em Espanha segundo o ranking da Chambers and Partners.
João Miranda de Sousa, responsável pelos escritórios da Garrigues em Portugal (Lisboa e Porto), foi incluído no leque de “profissionais eminentes” no mercado vizinho que se notabilizam por serem “altamente influentes na sua área de especialidade”, segundo o diretório britânico, e é destacado pelo seu trabalho na área da propriedade industrial e intelectual, da qual é responsável na Garrigues. O jurista lidera também, a nível ibérico, o Departamento de Propriedade Industrial e Intelectual do escritório de origem espanhola e é aquilo a que se chama dual-qualified lawyer, ou seja, está inscrito na Ordem dos Advogados, em Portugal, e no Colegio de Abogados, em Espanha e pode exercer em ambos os países.
Segundo a Chambers and Partners, a classificação de “advogado eminente” é atribuída a profissionais que, além de terem um reconhecimento inquestionável no meio onde exercem, são “peças-chave” na equipa que integram. E, como sinalizou o jornal espanhol "Expansión" num artigo alusivo a estas distinções, ser eleito no mundo da advocacia de negócios não é fácil em Espanha já que o elevado nível da profissão complica a seleção da Chambers & Partners que analisa um milhar de profissionais. João Miranda de Sousa é o único português – um facto que se não for inédito, não será muito comum – entre o grupo de advogados de elite que dominam o direito das empresas no país vizinho, em diferentes áreas de prática.
A Chambers and Partners identifica e classifica as melhores firmas de Advogados e os melhores profissionais do sector em 180 jurisdições em todo o mundo, tarefa para a qual tem uma equipa de especialistas que investigam e analisam a informação que dá origem aos rankings.
Antes de iniciar funções na Garrigues, João Miranda de Sousa trabalhou durante mais de doze anos no Instituto Europeu de Marcas e Desenhos (IHMI – Instituto de Harmonização no Mercado Interno). Chegou ao IHMI em 1995, coincidindo com a entrada em funcionamento do organismo europeu como responsável pelo respetivo departamento contencioso, tendo, entre outras atividades, representado este organismo em processos judiciais junto do Tribunal de Justiça da União Europeia.
Em reconhecimento pelos serviços prestados durante a sua passagem pelo IHMI a favor das marcas na Europa, recebeu o prémio Business Outstanding Achievement Award nos MIP Awards, evento organizado anualmente pela prestigiada publicação britânica Managing Intellectual Property.
É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, grau que tem a homologação oficial em Espanha pelo Ministério da Educação e Ciência.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ASSantos@expresso.impresa.pt