Economia

França vai injetar 15 mil milhões na indústria aeronáutica

Entre os beneficiários do plano de 15 mil milhões de euros estão a fabricante de aviões Airbus e a companhia aérea nacional Air France. O sector emprega centenas de milhares de pessoas

França vai injetar 15 mil milhões na indústria aeronáutica

Anabela Campos

Jornalista

Os 15 mil milhões de euros incluem investimento direto do Estado, subsídios, empréstimos e garantias de empréstimos, notícia a Lusa. Deste montante fazem parte os sete mil milhões de euros em empréstimos e garantias que o Estado francês já tinha prometido à Air France, cujos aviões estão em quase total inatividade por causa do novo coronavírus.

Em Portugal no início da crise da pandemia foi equacionado fazer num superpacote para apoiar o sector da aviação. As maiores empresas da indústria fizeram um conjunto de propostas à ANAC, o regulador, do sector, que passavam também por subvenções, empréstimos garantidos, isenções fiscais e cortes de taxas. Chegou a equacionar-se que o pacote de medidas que rondaria os mil milhões de euros, e uma parte passava por negociar com a ANA descontos ou suspensão temporária de taxas. Aparentemente, o plano ficou pelo caminho. Não obstante, fonte governamental admite que, em moldes diferentes, ainda poderá haver apoios.

O plano foi divulgado hoje pelo ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire. Trata-se de um plano de resgate de uma indústria que emprega centenas de milhares de pessoas em França, e que se viu praticamente paralisado devido às restrições de viagens provocadas pela covid-19.

Em troca deste apoio é exigido a esta indústria que investa mais rapidamente em aeronaves elétricas, hidrogénio ou outras aeronaves de menor emissão poluente.

"Tudo faremos para apoiar esta indústria francesa, que é tão crítica para a nossa soberania, os nossos empregos e a nossa economia", afirmou Bruno Le Maire.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate