A produção de eletricidade da EDP no primeiro trimestre teve um ligeiro aumento, de 2%, face ao mesmo período do ano passado, com os crescimentos das grandes centrais hídricas e a gás natural a compensar uma queda na produção eólica.
Segundo o relatório operacional da empresa, publicado esta quinta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a produção eólica da EDP no primeiro trimestre baixou 8%, mas a produção hidroelétrica subiu 66%, enquanto as centrais de ciclo combinado a gás natural produziram mais 71% face ao ano passado.
O aumento da produção ocorreu num contexto de ligeira redução da capacidade instalada do grupo, que decresceu 2% em termos homólogos. Segundo a EDP, 73% da capacidade instalada do grupo é de base renovável.
Na comercialização na Península Ibérica, a EDP regista uma descida de 1% na venda de eletricidade em Portugal e de 9% em Espanha, realçando que a quarentena começou mais tarde em Portugal.
Considerando apenas março, o volume total distribuído em Portugal baixou 1,1% em termos homólogos, mas os pequenos negócios tiveram uma queda do consumo de 13%. Já os pequenos consumidores da baixa tensão normal (na sua maioria clientes domésticos) consumiram mais 4% face a março do ano passado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt