Economia

Benfica pondera pedir à CMVM fim da OPA

Luís Filipe Vieira Presidente do Benfica tem várias empresas, nomeadamente no ramo imobiliário
Luís Filipe Vieira Presidente do Benfica tem várias empresas, nomeadamente no ramo imobiliário
Luis Barra

Clube da Luz considera que a crise ligada ao Covid-19 alterou de forma substancial as circunstâncias em que a OPA foi lançada e deverá pedir à CMVM a revogação da oferta, noticia o "Jornal Económico"

O Sport Lisboa e Benfica está a ponderar solicitar à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a revogação da oferta pública de aquisição (OPA) lançada em novembro do ano passado sobre a Benfica SAD, à luz da crise nos mercados provocada pela pandemia de Covid-19, revela a edição desta sexta-feira do "Jornal Económico".

Segundo o mesmo jornal, o Benfica invocará o artigo 128º do Código dos Valores Mobiliários, que estipula que "em caso de alteração imprevisível e substancial das circunstâncias que, de modo cognoscível pelos destinatários, hajam fundado a decisão de lançamento da oferta, excedendo os riscos a esta inerentes, pode o oferente, em prazo razoável e mediante autorização da CMVM, modificar a oferta ou revogá-la".

Nem o Benfica nem a CMVM comentaram ao "Jornal Económico" a informação sobre a revogação da oferta.

A OPA lançada em novembro visa dar ao Benfica maior controlo da Benfica SAD, onde o clube já tem uma posição de 67%. O clube propôs pagar 5 euros por ação, com um prémio substancial face ao valor a que as ações negociavam quando do anúncio da oferta. O segundo maior acionista da Benfica SAD é José António dos Santos, presidente do grupo Valouro.

José António dos Santos tem atualmente mais de 15% da Benfica SAD. Quando do anúncio da oferta tinha 12,7%, comprados em 2017 ao Novo Banco e à Somague.

O Expresso revelou entretanto a existência de vários negócios paralelos, nomeadamente no ramo imobiliário, entre o segundo maior acionista da SAD (e um dos potenciais beneficiários da OPA) e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, que é também acionista de referência da Benfica SAD.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate