Economia

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões
José Oliveira

Imparidades e desempenho operacional penalizam o grupo que vai ser vendido à Cofina. Dona da TVI passa de lucros a prejuízos no ano em que perde a liderança para a SIC

O grupo Media Capital, que detém a TVI e a Rádio Comercial, apresentou esta quarta-feira prejuízos de 54,7 milhões de euros relativos a 2019, uma quebra face ao lucro de 21,6 milhões de euros registado no ano anterior.

Os resultados dizem respeito ao ano em que a SIC ultrapassou a TVI na liderança das audiências televisivas. O mesmo ano em que a Cofina, dona do Correio da Manhã, anunciou a compra da Media Capital à Prisa por 205 milhões de euros – montante que inclui um desconto de 50 milhões de euros na sequência da queda dos resultados do grupo.

Para a descida nos resultados contribuiu, na sua maioria, “o reconhecimento de imparidades de goodwill [da operação de concentração], bem como o desempenho operacional”, lê-se no comunicado enviado pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

As imparidades que penalizaram as contas da Media Capital totalizam 57,3 milhões de euros, dos quais 55,4 milhões de euros relativos à televisão e 1,9 milhões de euros no segmento de produção audiovisual.

“Para o testing anual de imparidade de goodwill efetuado em 2019, o grupo tomou como referência de valorização a operação em curso de venda [à Cofina] da totalidade da participação por parte do principal acionista [Prisa]”, lê-se no comunicado. “Pela sua natureza, estas imparidades em nada afetam a atividade operacional do grupo, nem a sua capacidade financeira.”

Os gastos operacionais – excluindo amortizações, depreciações, gastos com reestruturações e imparidades de goodwill – subiram 4% para 146,5 milhões de euros. E as receitas operacionais também recuaram 9% face ao ano anterior, totalizando €165,1 milhões de euros, em especial fruto da quedas das receitas com a operação televisiva.

A televisão gerou receitas de 131,82 milhões de euros, menos 13% do que em 2018. Em sentido contrário, as receitas com a produtora Plural subiram 1% (para 33,1 milhões de euros) e com a rádio e entretenimento aumentaram 19% para 24,5 milhões de euros, num ano em que a Rádio Comercial registou o maior número de ouvintes de sempre de uma rádio portuguesa. Já a M80 conseguiu o seu maior share de audiência de sempre e a Cidade FM também registou melhorias.

Por sua vez, as receitas com publicidade caíram 10% no ano passado para 112,3 milhões de euros – especialmente devido aos rendimentos inferiores com publicidade no negócio da televisão.

Já o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) caiu de 40,2 milhões de euros em 2018 para -40,4 milhões de euros em 2019, com a margem de EBITDA ajustada a passar de 22,5% para 11,3%.

Apesar dos resultados negativos, a Media Capital diminuiu a dívida líquida em 4,3 milhões de euros no ano passado, que no final do ano se situava em 88,5 milhões de euros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt

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