Economia

Choque do Covid-19. Terceiro dia de derrocada nas bolsas da Ásia e Europa

Choque do Covid-19. Terceiro dia de derrocada nas bolsas da Ásia e Europa
Rodrigo Jiménez/EPA

As bolsas fecharam esta quarta-feira no vermelho na Ásia e abriram a cair na Europa mais de 2% nas principais praças. O índice bolsista para a zona euro já perdeu quase 6% esta semana empurrado pelo impacto do coronavírus

As bolsas da Ásia e da Europa entraram esta quarta-feira na terceira sessão de derrocada provocada pelo pânico financeiro em torno dos impactos globais do Covid-19.

Na Ásia as bolsas já fecharam com as praças tailandesa e de Shenzhen (a bolsa das tecnológicas no sul da China) a liderarem as quedas acima de 3%.

A Europa abriu uma vez mais no vermelho, com as bolsas de Estocolmo, Bruxelas, Frankfurt, Viena, Amesterdão, Paris e Lisboa a perderem mais de 2% na primeira hora e meia de negociação.

As bolsas da zona euro já perderam 5,8% esta semana e caíram 7% desde o início da maré vermelha na quinta-feira da semana passada, quando o risco de uma pandemia global ligada ao coronavírus de Wuhan começou a ser considerado como potencial.

O surto do Covid-19 em Itália - nas regiões do Norte que representam 40% do PIB e 50% das exportações - agravou o sentimento de pânico financeiro esta semana.

A continuar esta derrocada, os mercados de ações deverão registar uma quebra maior do que a verificada aquando do choque do Brexit durante duas sessões em junho de 2016.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate