A EDP Comercial concretizou um investimento de 6 milhões de euros na compra de uma participação minoritária na britânica GridBeyond, uma empresa fundada em 2007 e que se dedica a soluções de otimização do consumo de energia para clientes empresariais.
A transação, refere a EDP em comunicado, "enquadra-se na estratégia da EDP para liderar a transição energética, ao apostar numa área-chave no futuro do setor e que se encontra em forte crescimento: os serviços de sistema por via da gestão da flexibilidade nas cargas dos clientes".
A EDP não revelou a percentagem adquirida na GridBeyond, mas foi a empresa que mais investiu na última ronda de capitalização da empresa britânica, que levantou 10 milhões de euros para suportar o seu crescimento. Nesta ronda também entrou, além da EDP, um consórcio de investidores, entre os quais a ESB (utility incumbente irlandesa) e os fundos de capital de risco Total Carbon Neutral Ventures e ACT.
"Este investimento permitirá ganhar experiência na gestão de flexibilidade de ativos distribuídos, reforçar a nossa expansão internacional, bem como desenvolver novos produtos e soluções de energia que atenderão às novas necessidades do cliente final", afirma Vera Pinto Pereira, presidente da EDP Comercial, no mesmo comunicado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt