Galp entra na corrida pela compra de gigante espanhol das renováveis
Petrolífera portuguesa fez uma oferta para adquirir a espanhola Zero-E, que está avaliada em 1,4 mil milhões de euros
Petrolífera portuguesa fez uma oferta para adquirir a espanhola Zero-E, que está avaliada em 1,4 mil milhões de euros
Editor de Economia
A Galp Energia fez uma oferta para comprar a espanhola Zero-E, empresa de energias renováveis do grupo ACS, naquele que poderá ser um dos maiores investimentos de sempre da petrolífera portuguesa em matéria de crescimento por aquisições.
Segundo o jornal espanhol "El Confidencial", a Galp é uma das empresas que apresentaram ofertas pela Zero-E, um processo no qual enfrenta a concorrência dos fundos Brookfield e Macquarie e também do grupo chinês China Railway Group.
Contactada pelo Expresso, a Galp não quis fazer comentários. Mas a oferta pela Zero-E é um dos mais ambiciosos movimentos da petrolífera portuguesa desde que a empresa anunciou a intenção de progressivamente investir em fontes renováveis, em particular energia solar.
Em Portugal a Galp já investiu na compra de vários projetos fotovoltaicos desenvolvidos por empresas de Miguel Barreto, antigo diretor-geral de Energia e Geologia (DGEG).
Segundo o "El Confidencial", a oferta da Galp pela Zero-E será uma das mais altas que chegaram à ACS.
A empresa de energias renováveis está avaliada em 1,4 mil milhões de euros. Entre projetos operacionais e em construção, soma 1481 megawatts (MW), dos quais 914 de energia solar fotovoltaica, 150 MW de solar térmico, 397 MW eólicos e 20 MW hídricos, tendo ainda projetos na área do transporte de eletricidade e dessalinização de água.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt