Vinho. Portugal é o 4.º maior produtor da Europa

E ocupa a 5.ª posição no ranking das exportações, diz o Eurostat
Portugal falha um lugar no pódio dos maiores exportadores de vinho da Europa por pouco, mas fica na quarta posição, logo atrás de Itália, Espanha e França, mostram os números do Eurostat.
O Gabinete de Estatística da União Europeia fez as contas à produção e exportação de vinho em 2018 e concluiu que a UE produziu 15 mil milhões de litros, considerando, também, os valores de espumantes e vinho do Porto.
Itália apresenta-se como o maior produtor, seguida de Itália e Espanha. Portugal, Alemanha e Hungria ocupam as posições seguintes.
As vendas ao exterior somaram 22,7 mil milhões de euros, maioritariamente (51%) para países não comunitários como os EUA (33%), Suíça (9%) e China (8%). Aqui, a liderança é da França, que vendeu fora do mercado comunitário 5,4 mil milhões de euros. Nas posições seguintes aparecem Itália (3,1 mil milhões), Espanha (1,2 mil milhões), Alemanha (380 milhões), Reino Unido (395 milhões) e Portugal (346 milhões).
Como Portugal vende mais vinho aos parceiros comunitários do que fora do mercado único, sobe um lugar quando se considera o valor total das exportações, posicionado entre a Alemanha e o Reino Unido, com 800 milhões de euros. França mantém a liderança, com os seus 9,3 mil milhões de euros.
Já o Reino Unido, cuja presença neste top exportador pode surpreender, uma vez que não é um grande produtor, lidera as importações de vinho da UE que somaram 13,4 mil milhões em 2018, com mais de 3 mil milhões de euros. O Eurostat sublinha que apenas 20% das compras ao exterior são feitas fora do mercado europeu, com destaque para o Chile (22%), Austrália (17%), Estados Unidos (16%), África do Sul (15%) e Nova Zelândia (14%).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt