Economia

TAP abre três novas rotas: Maceió, Montreal e Ponta Delgada-Boston

Ministro da Economia admitiu que em matéria de lotação dos aviões Portugal adotará aos orientações de Bruxelas
Ministro da Economia admitiu que em matéria de lotação dos aviões Portugal adotará aos orientações de Bruxelas
Horacio Villalobos/Getty Images

As três novas rotas iniciam-se em janeiro de 2020. A TAP sublinha que as três novas ligações reforçam a tendência de crescimento da atividade no mercado brasileiro e do Atlântico Norte iniciada após a privatização em 2015

TAP abre três novas rotas: Maceió, Montreal e Ponta Delgada-Boston

Anabela Campos

Jornalista

A TAP vai expandir a operação no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA) no início o próximo ano, com a abertura de uma nova rota para Maceió (três frequências semanais a partir de Lisboa), Montreal (seis frequências semanais a partir de Lisboa) e Ponta Delgada-Boston (cinco frequências semanais), anunciou esta terça-feira a empresa.

"A TAP continua a apostar fortemente nas Américas e volta a expandir a sua rede de destinos transatlânticos, com o lançamento de três novas rotas: Maceió, no Brasil; Montreal, no Canadá; e Ponta Delgada-Boston, nos Estados Unidos, com início já no próximo ano. As três novas ligações da companhia reforçam a tendência de forte crescimento da atividade no mercado brasileiro e do Atlântico Norte", avança a companhia em comunicado.

"Das rotas existentes para o mercado brasileiro, esta é a primeira vez em cinco anos que a TAP anuncia uma nova rota", sublinha a empresa em comunicado. Para esta operação a TAP irá usar os A321LR, que são aviões mais ecológicos e menos dispensiosos. O uso de novos equipamentos "permitem à TAP aumentar também as frequências para as cidades de Natal e de Belém, crescendo de três para cinco voos por semana para cada um dos destinos e explorar um novo mercado no Brasil", afirma a companhia aérea. Com o reforço da rede no Brasil em 2020, a TAP passa a operar neste mercado um total de 92 frequências semanais, mais 15 do que em 2015.

A TAP salienta que a inauguração das linhas de Lisboa-Montreal e de Ponta Delgada-Boston "evidenciam a concretização de um dos caminhos estratégicos traçados desde o início do processo de transformação da TAP: a conquista do Atlântico Norte". Com a inauguração destas novas rotas, a TAP passa de três rotas, em 2015, para 11, com destino à América do Norte, o mesmo número que o Brasil. "Este é mais um passo importante no plano de diversificação e expansão da rede da Companhia, que reforça a sua exposição a novos e menos voláteis mercados”, afirma o presidente da TAP Antonoaldo Neves.

A transportadora aérea portuguesa frisa ainda que vai operar no próximo ano 82 frequências semanais no mercado norte-americano, o que representa um aumento significativo da oferta em comparação com 2015, ano em que operava apenas 16 frequências semanais. Em Portugal, a TAP irá aumentar o número de ligações entre Lisboa e Ponta Delgada, passando de quatro para cinco diárias.

Prejuízos de €111 milhões nos primeiros nove meses

Entretanto, a TAP anunciou na segunda-feira que nos primeiros nove meses deste ano acumulou um prejuízo de 111 milhões de euros, um resultado que atribui a “variações cambiais sem impacto na tesouraria”.

Excluindo esta variação cambial, o lucro líquido consolidado do grupo TAP, no terceiro trimestre de 2019, foi de 61 milhões de euros positivos, compensando em mais 50% o prejuízo gerado no primeiro semestre de 2019”, explicou a companhia. A TAP registou quase 120 milhões de euros em prejuízos nos primeiros seis meses do ano.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate