Aveiro cria campeões e valor
Projetos Expresso. As histórias de sucesso da região estiveram em destaque na Summit de Aveiro da iniciativa "Os Nossos Campeões", que junta Expresso, SIC Notícias e Novo Banco
Projetos Expresso. As histórias de sucesso da região estiveram em destaque na Summit de Aveiro da iniciativa "Os Nossos Campeões", que junta Expresso, SIC Notícias e Novo Banco
Jornalista
"Temos aqui muitos exemplos de criação de valor e esta região é um exemplo claro" para o país. Quem o diz é António Ramalho, CEO do Novo Banco, e os números apontam para Aveiro como uma região pujante, com um PIB próximo da média nacional e em que o investimento industrial é dos maiores do país nos últimos dez anos.
É uma história de sucesso a nível nacional e que tem como protagonistas algumas das figuras de região que levam o seu nome a todo o mundo. Como José Cid, que a partir da sua casa e e estúdio em Mogofores gravou uma obra que lhe valeu um grammy latino. "Sou bairradino e sou lutador", contou o cantor, enquanto o chef com duas estrelas Michelin, Ricardo Costa, falou de um trabalho no hotel Yeatman que faz chegar "clientes de todo o mundo para nos comparar com os melhores".
Foram duas das pessoas em destaque na Summit de Aveiro do projeto "Os Nossos Campeões" - que junta Expresso, SIC Notícias e Novo Banco para escolher as figuras que mais se destacam em diferentes regiões de Portugal - e que vieram ao Europarque em Santa Maria da Feira partilhar um pouco das suas histórias num programa que será emitido pela SIC Notícias.
"O segredo é colocarmos toda a nossa alma na procura de qualidade", revelou Licinia Ferreira, do restaurante Rei dos Leitões, enquanto o fundador da Grestel, Miguel Casal, falou do "sucesso" que permitiu à sua empresa exportar 98% da produção como um resultado da "inovação ao nível de design de produto".
O dinamismo também se reflete na procura imobiliária e o responsável pelo atelier RVdM Arquitectos, Ricardo Veira de Melo, confessou que a "oferta na área de arquitetura e procura de mão de obra especializada aumentou" nos últimos anos. Por outro lado, Armando Levi, CEO da Rodi, falou da importância de ser "capaz de antecipar tendências" e "ouvir o que os clientes querem."
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: toliveira@impresa.pt