“A marinha” de Adriaen Van der Salm chega a Aveiro

Projetos Expresso. A obra do pintor holandês do século XVII foi cedida ao museu de Santa Joana pelo Novo Banco Cultura
Projetos Expresso. A obra do pintor holandês do século XVII foi cedida ao museu de Santa Joana pelo Novo Banco Cultura
“Hoje é um dia feliz”, confessou José António Christo, diretor do museu de Aveiro. E feliz porque o principal museu da cidade recebeu uma obra que enriquece o acervo da instituição ligada à memória de Santa Joana.
Dá pelo nome de “A marinha” e é uma obra do século XVII da autoria do pintor holandês, Adriaen Van der Salm que chega ao museu pelas mãos do Novo Banco Cultura como uma representação do mar “num território marcado pelo Atlântico”.
Pelo porto de Aveiro passaram inúmeros navios holandeses, ligados ao comércio do sal ou carregados de mercadorias raras provenientes de outros continentes e a chegada da pintura, a única do autor em Portugal, é encarada como uma memória vívida desse período. Tem “um cunho de Aveiro”, garante Jorge Rebola, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, enquanto António Ramalho, CEO do Novo Banco, fala de uma “obra que representa a valorização cultural”.
Com este protocolo, são já 49 as obras colocadas pelo Novo Banco Cultura em instituições espalhadas pelo país e a titular da Direção Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, considera que iniciativas como esta contribuem para a “democratização da cultura”.
Amanhã, acompanhe nas plataformas sociais do Grupo Impresa, a Summit de Aveiro do projeto “Os Nossos Campeões”, que junta SIC Notícias, Expresso e Novo Banco para dar a conhecer dez figuras de uma dada região do país
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt