A empresa mineira britânica Aethel Mining – detida exclusivamente por Ricardo Santos Silva e Aba Schubert - acaba de receber a aprovação da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para assumir o controle das minas de Moncorvo.
Em comunicado emitido esta terça-feira, a Aethel Mining refere que as minas de Moncorvo são atraentes para a sua atividade não só pela suas perspetivas económicas, mas também pelo seu perfil de sustentabilidade - sendo um depósito de minério de ferro muito significativo no coração da Europa - e pelo seu potencial para revitalizar um ativo histórico da economia local.
“O desenvolvimento de um projeto como o de Moncorvo, situado no coração da Europa, permite à Aethel Mining fazer pleno uso da sua visão de sustentabilidade e sensibilidade ambiental - um fator que diferencia este projecto de todos os seus pares”, sublinha a empresa mineira.
Para o acionista Ricardo Santos Silva, “a Aethel Mining está muito entusiasmada com o reinício da operação mineira neste ativo histórico e que levará Portugal de volta a uma posição de liderança na mineração europeia”.
O mesmo responsável nota ainda que a sua empresa expressa também a satisfação por trabalhar com as autoridades locais e “a gratidão pelo seu contínuo apoio, para desenvolver rapidamente a mina no contexto das metas de sustentabilidade e impacto social da Aethel Mining”.
Os acionistas da Aethel Mining têm – segundo o comunicado divulgado esta terça-feira - um vasto currículo na área do investimento em ativos de mineração em todo o mundo, “e a empresa tem uma equipa de engenharia especializada em Portugal preparada para iniciar operações, o que impulsionará a economia local trazendo mais emprego e atividade comercial”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt