Este queijo é português e vale ouro

Em Bergamo, o queijo venceu um galardão dourado nos World Chesse Awards
Em Bergamo, o queijo venceu um galardão dourado nos World Chesse Awards
Jornalista
Leite cru de ovelha sal e cardo. É esta a receita base de um pequeno queijo amanteigado alentejano, 100% artesanal, que acaba de ser distinguido com a medalha de ouro nos World Cheese Awards, na cidade italiana de Bérgamo.
O prémio foi conquistado numa prova cega entre 3804 queijos de 42 países de todos os continentes, depois da avaliação de um júri com mais de 200 membros entre especialistas, experts e críticos gastronómicos que teve dois dias para provar todos os queijos presentes a concurso.
O queijo de ovelha amanteigada da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro, foi o único queijo português distinguido nesta prova e resulta de um projeto liderado por Joana Garcia, uma ex-advogada que decidiu mudar de vida há 15 anos e meter as mãos no leite até encontrar a fórmula certa.
A sugestão foi do pai. Afinal, o irmão vendia leite de 500 ovelhas, mais do que suficiente para se lançar. Hoje, com uma equipa de 7 mulheres, faz 6 mil pequenos queijos por semana , entre os 125g e os 70 g., exporta 20% da produção e confessa que ficou "muito emocionada" quando viu o seu queijo ser premiado. "Não se encontram queijos amanteigados de ovelha tão pequenos no mundo", afirma depois de receber o reconhecimento internacional.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt