Exclusivo

Economia

BCP só perdeu um processo na Polónia

BCP só perdeu um processo na Polónia
Ana baião

Decisão de tribunal europeu ameaça créditos dos bancos na Polónia. BCP não espera impactos significativos e ganhou quase todos os casos até agora

BCP só perdeu um processo na Polónia

Isabel Vicente

Jornalista

O BCP não sabe ainda qual será o impacto da conversão de empréstimos concedidos em francos suíços para zlotys (moeda polaca), uma possibilidade aberta na última semana pelo Tribunal de Justiça da União Europeia que deixa também para os tribunais polacos a possibilidade de anular os contratos onde possam existir cláusulas abusivas. O BCP detém a maioria do capital (50,1%) do polaco Bank Millennium, o qual até 2008 emprestou cerca de €3,3 mil milhões para compra de habitação às famílias polacas, um montante que representa 20% do total da carteira de crédito do banco.

Ninguém tem dúvidas de que haverá impactos mas quer o presidente do BCP, Miguel Maya, quer o presidente do Bank Millennium, João Brás Jorge, consideram que estes serão diluídos no tempo e que, além disso, dependem do número de casos que venham a ser colocados pelos clientes e do que for decidido pelos tribunais polacos. Em causa para este otimismo, ainda que moderado, está o facto de, em cerca de 14 ações judiciais já interpostas contra o banco na Polónia, apenas por uma vez o tribunal ter decidido a favor de um cliente.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IVicente@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate