Exclusivo

Economia

Banca recusa existência de lesados pelo ‘cartel’

Margarida Matos Rosa, presidente da AdC
Margarida Matos Rosa, presidente da AdC
TIAGO PETINGA/LUSA

Condenação da banca Investigação à troca de correspondência termina com condenação histórica. Coimas ficaram longe do máximo previsto. Bancos assumem contactos, mas não lesados

Banca recusa existência de lesados pelo ‘cartel’

Diogo Cavaleiro

Jornalista

Banca recusa existência de lesados pelo ‘cartel’

Isabel Vicente

Jornalista

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou coimas a 14 bancos, em que a mais elevada, Caixa Geral de Depósitos, ascendeu a €82 milhões, mas o seu peso no volume de negócios das instituições financeiras é reduzido. O que foi em linha com os receios levantados pelo Banco de Portugal. Mas pode haver impactos nas contas dos bancos desta condenação por troca de informações confidenciais sobre créditos. E, além disso, poderão estar a caminho processos de pedidos de indemnização, ainda que os bancos recusem que haja lesados. As prescrições são, contudo, uma luz ao fundo do túnel para as instituições financeiras. Aliás, foi por isso que uma delas, o Abanca, não foi condenado.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate