Economia

Boris Johnson já afundou a libra em mais de 1%

Boris Johnson já afundou a libra em mais de 1%
DYLAN MARTINEZ / POOL

Desde a carta de demissão do governo de Theresa May a 9 de julho, Boris Johnson, o atual primeiro-ministro do Reino Unido, já provocou uma queda da moeda britânica em 1,2% face ao euro e 2,4% face ao dólar. Esta quarta-feira, a libra perdeu 0,5% em relação à moeda única e 0,6% face à divisa norte-americana, depois de Johnson ter conseguido a suspensão do Parlamento até 14 de outubro

A libra reagiu em queda esta quarta-feira a mais uma decisão política de Boris Johnson, O atual primeiro-ministro conseguiu a autorização de Isabel II para uma suspensão do Parlamento britânico até 14 de outubro.

A moeda britânica chegou a cair durante a sessão desta quarta-feira 0,8% face ao dólar e 0,7% em relação ao euro, tendo fechado com uma desvalorização de 0,6% e 0,5% respetivamente. A depreciação ocorrida esta quarta-feira em relação ao euro foi a terceira queda diária mais importante em agosto.

A libra encerrou terça-feira em 1,107 euros e 1,2284 dólares e fechou esta quarta-feira em 1,1025 euros e 1,2228 dólares. Durante a sessão de hoje chegou a cair parra 1,096 euros e 1,216 dólares. Os mínimos recentes foram registados com 1,2 dólares e 1,07 euros a 9 de agosto.

A petição de Johnson colocada esta quarta-feira, estendendo o período de férias parlamentar, dificulta ainda mais a ação da oposição contra um Brexit sem acordo a 31 de outubro.

Desde a carta de demissão de responsável pelos Negócios Estrangeiros no governo de Theresa May entregue a 9 de julho, abrindo a porta para o fim da anterior primeira-ministra, Johnson já afundou a moeda britânica em 1,2% face ao euro e 2,4% em relação ao dólar. Johnson é primeiro-ministro desde 24 de julho.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate