Economia

Sonae investiu mais de um milhão de euros por dia nos primeiros seis meses do ano

Sonae investiu mais de um milhão de euros por dia nos primeiros seis meses do ano
Rui Duarte Silva

Grupo liderado por Cláudia Azevedo fecha o semestre com crescimentos de 11% nas vendas e 25,3% nos investimentos. Os lucros caíram, mas a venda da Outsystems explica isso

Na primeira apresentação de resultados semestrais sob a liderança de Cláudia Azevedo, a Sonae apresenta um aumento de 11% nas vendas, para os 2,985 mil milhões de euros, a refletir um crescimento transversal a todos os negócios. “A Sonae teve um primeiro trimestre muito positivo, com forte crescimento, melhorias de rentabilidade e importantes marcas em termos de gestão de portfólio”, destaca a presidente executiva do grupo em comunicado.

Os lucros atribuíveis aos acionistas caíram 52,8%, para 38 milhões de euros, mas isso reflete o impacto da venda da Outsystems no segundo trimestre do ano passado, diz a empresa, destacando que os resultados líquidos numa base comparável aumentaram 24%.

Quanto aos outros indicadores, o grupo registou melhoria da rentabilidade operacional, com o EBITDA subjacente a aumentar 24%, para os 243 milhões de euros, e o EBITDA a crescer 9,6%, para os 284 milhões de euros. Já a dívida, que somava 1,755 milhões de euros no final de junho, diminuiu 131 milhões de euros numa base comparável, com o custo a permanecer estável, nos 1,3% e o perfil de maturidade média a aumentar para mais de 4 anos.

O grupo, que no período de um ano (junho de 2018 – junho de 2019) criou 1.200 postos de trabalho, apresenta, também, um crescimento de 25% no investimento. Em 6 meses, a Sonae investiu 189 milhões de euros, o que representa mais de um milhão de euros por dia, combinando a compra de participações na Cellwize e CB4, no universo da Sonae IM, e da rede de parafarmácias e cosmética espanhola Arenal (Sonae MC), com a abertura de 30 novas lojas, 5 das quais da insígnia Continente Bom Dia (Sonae MC).

No comunicado de apresentação dos resultados semestrais, o grupo destaca “uma contribuição particularmente forte da Sonae MC, um crescimento sólido na Sonae IM e uma melhoria de desempenho da Worten e Sonae Fashion no segundo trimestre”. Quanto aos negócios não consolidados, a Sonae sublinha “evoluções muito positivas”, também na casa dos dois dígitos, na MDS e ISRG (Iberian Sports Retail Group).

Online e Espanha em destaque

Por negócios, a Sonae MC supera a barreira dos 2 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 10% face a período homólogo ou de 3,9% numa base comparável, mas que sobe até aos 6,7% considerando apenas o segundo trimestre.

A Worten fechou junho com vendas de 473 milhões de euros, em linha com o ano passado, apesar de 2018 ter tido um impulso especial dos televisores devido ao mundial de futebol. E as vendas online no segundo trimestre dispararam 50% em Portugal, levando a empresa a “reforçar a sua estratégia omnicanal em Espanha, implementando um programa ambicioso para melhorar a rentabilidade nesta geografia a curto-médio prazo que inclui o reforço da aposta online, a maior eficiência de custos na estrutura e a suspensão de lojas com menor retorno”.

Na Sonae Fashion, o crescimento semestral foi de 3,5%, a beneficiar do salto de 7,4% no segundo trimestre do ano, para os 177 milhões de euros. No conjunto, as insígnias desta empresa aumentaram em mais de 30% as vendas online no primeiro semestre do ano.

O volume de negócios da ISRG aumentou 13,9%, para os 328 milhões de euros, puxado pela JD Sprinter, enquanto a Sonae FS cresceu 20% (17 milhões de euros) e viu o cartão Universo passar os 800 mil subscritores (+134 mil que em junho do ano passado).

A Sonae IM, que juntou a israelita Cellwize ao seu portfólio, assim como uma participação na CB4 no segundo trimestre do ano, faturou 93 milhões de euros (+29,7%) até junho, “impulsionada sobretudo pela integração da Nextel e a aquisição da Excellium”.

Nos centros comerciais, a Sonae Sierra registou um crescimento de 6,4% no volume de negócios do semestre, para os 113 milhões de euros, continuando sob o signo da reciclagem de capital, com a venda do Dos Mares, Leiria Shopping e Hofgarten Solingen no segundo trimestre a par do acordo para a fusão da Sonae Sierra Brasil com a Alliansce Shooping Centers tendo em vista a criação do maior operador de centros comerciais do Brasil.

Na NOS, as receitais operacionais cresceram 1,2% (782 milhões de euros) e o investimento totalizou 208 milhões de euros.

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