Economia

Morreu o empresário Alexandre Soares dos Santos

Alexandre Soares dos Santos
Alexandre Soares dos Santos
TIAGO MIRANDA

Liderou a Jerónimo Martis por mais de 40 anos. Tinha 84 anos

O empresário e gestor Alexandre Soares dos Santos faleceu nesta sexta-feira, aos 84 anos, noticiou o “Público”. Soares dos Santos foi presidente do grupo Jerónimo Martins.

Durante 46 anos esteve à frente do destino do grupo Jerónimo Martins, do qual faz parte o Pingo Doce. Esteve na liderança da internacionalização da empresa, que hoje está presente nos mercados da Polónia e Colômbia. Presidiu também a Sociedade Francisco Manuel dos Santos que, além de deter a maioria da Jerónimo Martins, financia a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Reformou-se em 2013.

Numa entrevista ao Expresso, em fevereiro de 2018, dizia que a atual solução governativa “não é má” para o país, mas deixava o alerta para o ano de eleições: “não estraguem tudo”. Lamentava que em Portugal lhe chamassem “mentiroso”. “Lá fora, não sou insultado”.

Alexandre Soares dos Santos nasceu a 23 de setembro de 1934, no Porto. Estudou direito, mas não terminou o curso na Universidade de Lisboa. Aos 22 anos, começou a trabalhar na Unilever. Aos 34, já liderava a Jerónimo Martins - cargo anteriormente ocupado pelo seu pai. Liderou várias vezes a lista dos mais ricos do país.

Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial por Marcelo Rebelo de Sousa pelos serviços “relevantes no fomento ou na valorização de um sector económico”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate