Exclusivo

Economia

Sócios da Deloitte pagam 9 milhões ao Fisco para evitar litígios

Sócios da Deloitte pagam 9 milhões ao Fisco para evitar litígios
TIAGO MIRANDA

Fisco não viu problemas na estrutura revelada pelos ‘Malta Files’, mas questionou a forma como parte dos dividendos saíram de Malta. 48 sócios pagaram o IRS voluntariamente

Sócios da Deloitte pagam 9 milhões ao Fisco para evitar litígios

Miguel Prado

Editor de Economia

Foram vários meses de contactos entre a Autoridade Tributária (AT) e os responsáveis da Deloitte Portugal. Na sequência da revelação pelo Expresso de como num só ano os sócios portugueses da Deloitte haviam recebido €53 milhões em dividendos através de uma estrutura de empresas em Malta, e após uma denúncia anónima de 2017 sugerir a possibilidade de isso configurar um crime de fraude fiscal, a AT pôs-se no terreno. Como acabou? Com o Fisco a considerar que tirar dividendos de Angola através de Malta é uma operação regular, mas que a forma como alguns desses dividendos chegavam depois a Portugal levantava problemas. Corolário: 48 sócios da Deloitte decidiram pagar €9 milhões de IRS, pondo uma pedra sobre o assunto. E em dezembro de 2018 o processo foi arquivado.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: emiranda@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate