Inapa autorizada a fechar a compra de distribuidora alemã
A autoridade de concorrência alemã aprovou, oito meses depois, a aquisição pela Inapa da distribuidora Papyrus Deutschland
A autoridade de concorrência alemã aprovou, oito meses depois, a aquisição pela Inapa da distribuidora Papyrus Deutschland
Jornalista
A Inapa, detida em 44% pela Parpública, anunciou esta quinta-feira que obteve finalmente a aprovação "sem restrições" da autoridade da concorrência alemã para avançar com a aquisição da distribuidora Papyrus Deutschland, uma subsidiária da OptiGroup que opera na distribuição de papel para os segmentos gráfico e de escritório no mercado alemão.
O acordo vinculativo com o OptiGroup fora anunciado em outubro de 2018 e ficara a aguardar a aprovação do regulador alemão. Na altura, a Inapa contava que o processo estivesse encerrado até ao fim de 2018.
A Papyrus Deutschland faturou 569 milhões de euros em 2018.
No comunicado enviado à CMVM, esta quinta-feira, a Inapa adianta que o fecho da transação ocorrerá "nos próximos 30 dias". O valor final está dependente das contas deste mês de junho.
Esta operação "aumenta o volume de faturação do grupo em mais de 50% tornando-o assim no principal distribuidor de papel da Europa Ocidental", diz o comunicado.
A Inapa passará a ter uma posição de liderança na Alemanha, França e Portugal.
A INAPA pretende combinar os negócios da Papyrus Deutschland, com os da sua subsidiária alemã Papier Union, que realizou um volume de negócios de 380 milhões de euros em 2018. O acumulada das duas distribuidoras ascende a perto de 1000 milhões.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AFerreira@expresso.impresa.pt