Economia

Trump confima trégua com a China e suspende "por ora" escalada na guerra comercial

Trump confima trégua com a China e suspende "por ora" escalada na guerra comercial
picture alliance/Getty Images

Numa conferência de imprensa este sábado em Osaka após a cimeira do G20, o presidente norte-americano considerou que teve "uma grande reunião" com Xi Jinping e declarou que suspendeu "pelo menos, por ora" uma nova vaga de taxas aduaneiras sobre o resto das importações vindas da China que ainda não foram incluídas na guerra comercial

Trump confirmou este sábado numa conferência de imprensa no Japão que acordou com Xi Jinping uma nova trégua na guerra comercial.

O presidente norte-americano considerou como uma "grande reunião" o encontro realizado durante oito horas entre as delegações dos Estados Unidos e a China à margem da cimeira do G20 em Osaka.

Trump afirmou que as negociações entre as duas partes vão continuar e prometeu "que, pelo menos, por ora, não haverão novas taxas alfandegárias" sobre o resto das importações vindas da China que ainda não estão abrangidas pela guerra comercial iniciada em julho do ano passado.

O presidente norte-americano adiantou que a China acordou em aumentar as aquisições de produtos dos "patriotas agricultores" norte-americanos, sublinhando que os agricultores serão "tremendos beneficiários" do acordo com Pequim.

Sobre o conflito na área tecnológica, o tema da Huawei, colocada na lista negra norte-americana, foi deixado "para o final" nas negociações: "Confirmámos deixar o assunto par o fim. Huawei é uma situação complicada". Por ora, as empresas norte-americanas vão poder continuar a vender produtos à gigante chinesa do 5G.

Entretanto, a Apple anunciou que vai deslocalizar a produção do computador Macbook Pro de Austin, nos EUA, para Xangai, desafiando as ameaças da Administração Trump em relação às multinacionais norte-americanas que deslocalizem para a China.

Trump parte este sábado do Japão para a Coreia do Sul onde admite poder encontrar-se no domingo com o líder da Coreia do Norte na área desmaterializada que divide a península.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate