Economia

Sonae Sierra Brasil faz fusão com a Aliansce e cria o maior operador de centros comerciais do país

Fernando Guedes de Oliveira, presidente da Sonae Sierra
Fernando Guedes de Oliveira, presidente da Sonae Sierra
Mike Ellis

No portfólio juntam 40 centros comerciais

A Sonae Sierra Brasil chegou a acordo para a fusão com os brasileiros da Aliansce Shopping Centers, uma operação que permitirá criar o maior operador de centros comerciais do país.

O controlo da companhia combinada será dividido por quatro acionistas principais: CPPIB (Canada Pension Plan Investment Board), Renato Rique, OFO (Grupo Otto) e Sonae Sierra SGPS. O jornal "Globo" diz que a participação dos acionistas da Aliansce será de 67,9%, enquanto a Sonae Sierra Brasil fica com de 32,1%.

O universo sob gestão junta 1,4 milhões de m2 de área bruta locável e um total de 40 centros comerciais.

A entidade combinada "estará bem posicionada para aproveitar as características atrativas do mercado e capturar as sinergias estimadas", refere a informação enviada à CMVM sobre esta operação..

"Esta transação está alinhada com a estratégia de gestão ativa de portefólio da Sonae, reforçando a sua posição de liderança no setor de centros comerciais e fortalecendo a sua presença internacional", conclui o comunicado.

Fernando Guedes Oliveira, também em comunicado sobre a operação concretizada na quinta-feira à noite, comenta que a transação "representa um marco importante na execução da estratégia da Sonae Sierra SGPS, nomeadamente no seu percurso de crescimento internacional e de diversificação do estilo de investimento" e prova a capacidade da empresa para "formar parcerias de valor acrescentado com reconhecidos investidores internacionais”.

O acordo está agora pendente da aprovação das respetivas assembleias gerais e das condições precedentes habituais, incluindo a aprovação da Autoridade da Concorrência do Brasil (CADE), e esperamos que esteja concluída antes do final do ano.

Com mais de mil trabalhadores e 42 centros comerciais detidos ou codetidos, a que corresponde um valor de mercado de €7 mil milhões, a gestão de 98 centros comerciais que juntam 4300 lojistas e mais de mil trabalhadores, a Sonae Sierra tem vários investimentos em curso em diferentes países, com destaque para os 151 milhões de euros previstos para o Centro Colombo, em Lisboa, na construção de um novo edifício de escritórios, com 33 mil m2, e na expansão da área comercial, com um novo piso e mais 10.500 m2.

No Brasil, a Sierra tem no seu portfolio nove centros comerciais.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate