Sonae. Nova equipa confirma “aposta estratégica” na internacionalização
E também no digital. "Estamos confiantes", garante administrador executivo João Dolores
E também no digital. "Estamos confiantes", garante administrador executivo João Dolores
Jornalista
No dia em que a Sonae SGPS apresentou ao mercado os resultados do primeiro trimestre do ano, o novo administrador executivo com o pelouro financeiro do grupo, João Dolores, confirmou ao Expresso que o e-commerce/tecnologia e a internacionalização “são apostas estratégicas” para o futuro do grupo.
No balanço da atividade do grupo e da subida de 64% nos investimentos, para os 116 milhões de euros, entre janeiro e março, João Dolores sublinhou que este “foi um trimestre importante a nível internacional”, marcado pela aquisição de uma participação de 64% na rede de parafarmácias e perfumaria Arenal, com mais de 40 lojas físicas em Espanha e vendas online em vários países, a “criar potencial para acrescentar valor em Espanha e em Portugal, no segmento de Health & Welness (saúde e bem estar), um dos principais pilares no desenvolvimento da empresa (Sonae MC)”.
Mas marcado também pela inauguração do primeiro centro comercial da Sonae Sierra na Colômbia, em Cucuta, o Jardim Plaza Cucuta, num investimento de 52 milhões de euros, em parceria com a Central Control, e pela aquisição de uma participação de 50% na Sonae Sierra Balmain, que marca a entrada da empresa na Polónia e a abertura de uma nova área de expansão nos países adjacentes.
Ao mesmo tempo, a GoNatural avançou em Espanha, com duas lojas no aeroporto de Barcelona e a Sonae IM concretizou aquisições nos sectores da cibersegurança e da tecnologia, em que o maior negócio corresponde à CB4, uma empresa sedeada em Israel com uma solução patenteada de inteligência artificial para retalhistas e lojas físicas conseguirem identificar e corrigir problemas operacionais críticos em loja. E há, ainda, a ISRG – Iberian Sports Retail Group, que junta a Sport Zone e a JD Sport, “a crescer a ritmo acelerado, em particular em Espanha”, comenta.
Já no cruzamento da internacionalização com o digital, outra “linha estratégica forte” do grupo, avançou a nova loja online da MO para a Península Ibérica. E João Dolores destaca “o crescimento a um ritmo forte no último trimestre” na área digital.
No ano passado, as vendas online da Sonae atingiram os 153 milhões de euros, três vezes mais do que no exercício anterior. Para o trimestre, o grupo não dá números, adiantando apenas que o crescimento do segmento moda, integrado na Sonae Fashion (4,4%), foi suportado por um crescimento de 40% das vendas online, mas João Dolores sublinha o “posicionamento da Sonae como líder no e-commerce” e destaca o lançamento da Dott, a nova empresa que juntou a Sonae e os CTT numa plataforma de comércio eletrónico desenhada para ser “o maior shopping online de Portugal” a 1 de maio, “já com 500 empresas nacionais e 500 mil produtos”. “É um passo importante para o crescimento do comércio eletrónico em Portugal e para as empresas nacionais trabalharem mais nesta área”, diz.
Quanto a previsões para o semestre, o administrador executivo da Sonae SGPS garante: “estamos confiantes”, recordando que os resultados do primeiro trimestre foram conseguidos “num calendário desafiante, sem o efeito Páscoa” a impulsionar as vendas, como aconteceu em 2018. Já o semestre, diz, “permitirá ler melhor a evolução dos resultados, incluindo esse efeito, uma vez que a Páscoa deslizou para 21 de abril”.
A Sonae SGPS fechou março com 53 mil trabalhadores, tendo contratado 1.200 pessoas no período de um ano.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt