Economia

Paulo Macedo sobre o inquérito à Caixa: “os mais entusiastas são os nossos concorrentes e os ressabiados”

Paulo Macedo sobre o inquérito à Caixa: “os mais entusiastas são os nossos concorrentes e os ressabiados”
RODRIGO ANTUNES/Lusa

Num mês “a Caixa perdeu 10 pontos no índice de reputacão”, afirma o presidente do banco, referindo que no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito ao banco, que está em curso, foi preciso “responder a 16 requerimentos do Parlamento e a uma dúzia de pedidos de ex-administradores para consultar documentação

Paulo Macedo sobre o inquérito à Caixa: “os mais entusiastas são os nossos concorrentes e os ressabiados”

Isabel Vicente

Jornalista

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a afetar a reputação do banco, afirmou esta tarde Paulo Macedo durante a apresentação dos resultados do primeiro trimestre.

O presidente da CGD não quis comentar a CPI, mas sempre adiantou que "os mais entusiastas são os nossos concorrentes e os ressabiados".

Adiantou que o banco público tem reforcado muito o seu sistema de governo, mas na condução do seu negócio, que tem evoluído positivamente, "temos tido de dar resposta a outras prioridades". Macedo afirmou que em apenas "um mês a Caixa perdeu 10 pontos no índice de reputacão". Este foi um dos "danos da CPI", sublinhou, referindo que o banco público teve de" responder a 16 requerimentos do Parlamento e a uma dúzia de pedidos de ex-administradores para consultar documentação".

O presidente da Caixa enfatizou o facto de o banco ter de estar focado em outros assuntos que não o negócio bancário. "Tivemos de dar prioridade a este tipo de informação em vez de nos mantermos focados no negócio". Além disso, referiu que o banco tem sido alvo nos últimos anos de muitas auditorias e inspeções entre outros escrutínios.

Afirmou sem hesitações que "a Caixa está hoje diferente porque a supervisão é outra, as práticas e regras também são outras. Por força da supervisão e regulação temos um acompanhamento concreto e sistemático da governance".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IVicente@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate