As viagens dos portugueses motivadas por férias e lazer aceleraram no ano passado 4,2%, e com um crescimento particularmente expressivo, de 6,3%, no último trimestre, segundo destaca o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), com base em resultados ainda provisórios relativos à Procura Turística dos Residentes no quarto trimestre de 2018.
Ao todo, os portugueses fizeram no ano passado 22,1 milhões de viagens, com as deslocações ao estrangeiro a ter um impulso maior, de 13,3%, relativamente às que foram realizadas em território nacional, que aumentaram 4,2%.
Segundo o INE, os principais destinos de férias dos portugueses no âmbito das deslocações ao estrangeiro foram países da União Europeia, com um peso global de 76%. Aqui o principal destaque vai para Espanha, que representa 31,9% do total de viagens realizadas pelos nacionais (mas com uma quebra de 3,5 pontos percentuais face ao ano passado), seguindo-se França com 13,7%, e o Reino Unido com 7,3%.
Viagens de negócios subiram 22%
A visita a familiares ou amigos manteve-se como a principal motivação, tendo originado 41,4% do total de viagens realizadas pelos portugueses no ano passado, o equivalente a 9,1 milhões - mas ainda assim com uma quebra de 2 pontos percentuais comparativamente com o ano anterior.
Já as viagens por motivos profissionais ou de negócios aumentaram o seu peso relativo em 22%, totalizando 1,8 milhões de deslocações, evidenciando a maior apetência de internacionalização por parte das empresas nacionais. Este crescimento foi sobretudo visível no quarto trimestre, em que os portugueses realizaram 549,2 mil viagens de negócio, representando 10,9% do total neste período.
O 'alojamento particular gratuito' manteve-se a principal opção dos portugueses que viajaram em 2018 (com um peso de 63,3% no total de dormidas), à semelhança de anos anteriores, mas com uma redução de 3,6 pontos percentuais. Já os hotéis e similares reforçaram o seu peso em 3,2 pontos percentuais, passando a concentrar 22,1% das dormidas.
O INE dá também nota de um aumento das viagens organizadas com recurso à Internet, que no quarto trimestre subiram 5 pontos percentuais. Em 2018, 19,1% das viagens turísticas dos nacionais foram marcadas pela internet, o que tem vindo a progredir face aos anos anteriores (esta quota era de 17,4% em 2017 e de 15,8% em 2016).
No total de 2018, a duração média de cada viagem realizada pelos portugueses foi de 5,63 noites.
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