Economia

Há 25 mil milhões nas exportações que ninguém está a aproveitar

Há 25 mil milhões nas exportações que ninguém está a aproveitar

Comércio. Apesar do crescimento nas vendas para o estrangeiro registado nos últimos anos, ainda há muito espaço para crescer e um novo portal para encorajar o investimento além-fronteiras

O número talvez surpreenda por ser ainda tão pequeno, mas é indicativo do trabalho que há por fazer no campo das exportações portuguesas. De acordo com dados do INE, só pouco mais de 6% das empresas exporta os seus produtos, o que surge como dificuldade acrescida para o objetivo das exportações de bens e serviços representarem 50% do PIB nos próximos cinco anos.

Para lá chegarem é preciso que “continuem a crescer anualmente 2 a 2,5% acima do PIB”, defende o secretário de estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, para quem é essencial apostar neste “caminho para que Portugal seja um país melhor.” E se é certo que as exportações já foram quase assumidas como um desígnio nacional, também é certo que a história de sucesso dos últimos anos precisa de mais peças de puzzle para chegar ao próximo nível.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: toliveira@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate