Economia

Luz Saúde retoma acordo com a ADSE

Luz Saúde retoma acordo com a ADSE

Depois da José de Mello Saúde, que detém as unidades Cuf, o grupo Luz Saúde também vai recuar na decisão de suspender os acordos com a ADSE. Beneficiários mantêm as atuais condições de acesso aos hospitais e clínicas da marca Luz

Os beneficiários da ADSE vão manter as atuais condições de acesso aos hospitais e clínicas da Luz Saúde, que afinal não vai suspender os acordos com este subsistema a partir do dia 15 de abril, como tinha sido anunciado em fevereiro.

A mesma decisão foi tomada, na quarta-feira, dia 13 de março, pela José de Mello Saúde, que detém as unidades Cuf.

Em comunicado aos beneficiários, a Luz Saúde refere que “face à vontade expressa pelo Conselho Diretivo da ADSE, que se perceciona como genuína, para reiniciar negociações com a Luz Saúde com vista à reformulação das convenções, a Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde decidiu retomar as marcações, sem restrições de datas, dos serviços prestados ao abrigo das convenções celebradas com a ADSE, enquanto estiver a decorrer o período de negociações”.

Ou seja, não abandona em definitivo um cenário de corte com a ADSE, o que está em linha com a posição da José de Mello Saúde, que coloca “a não denúncia das convenções” dependente da criação de uma “nova tabela [de preços para o regime convencionado] entre em vigor no curto prazo”.

No mesmo comunicado, a Luz Saúde, liderada por Isabel Vaz, também faz depender o recuo na suspensão dos acordos com a ADSE da atualização da tabela para o regime convencionado. “Perante a expectativa fundada nos entendimentos já alcançados nas últimas semanas de que será possível assinar, num curto espaço de tempo, um Memorando de Entendimento que regule o processo de negociação e que, em consequência, a ADSE apresente até meados de abril uma proposta de nova tabela, entendemos que negociações justas e equilibradas não deverão realizar-se num contexto de condicionamento de qualquer uma das partes”, refere a empresa.

É ainda esclarecido que “os beneficiários da ADSE podem continuar a recorrer à rede de hospitais e clínicas Hospital da Luz ao abrigo do regime convencionado com a ADSE e proceder a marcações sem qualquer constrangimento, incluindo para datas posteriores a 15 de abril de 2019”.

Além disso, a Luz Saúde refere ainda que todas as marcações, entretanto efetuadas ao abrigo de um plano especial criado para os beneficiários da ADSE, “serão realizadas ao abrigo do regime convencionado”. Ou seja, mantém-se tudo igual.

No final do documento, a Comissão Executiva reitera que assume, “como sempre, o compromisso com os beneficiários da ADSE de avançar para esta nova fase de negociações com total boa-fé, tendo em vista a obtenção de um acordo que assegure a sustentabilidade de todas as partes e o melhor interesse dos beneficiários”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ASSantos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate