Berg. Sonae suspende coleção e alemães premeiam a empresa
Há mais 20 inovações made in Portugal distinguidas na maior feira de artigos de desporto do mundo
Há mais 20 inovações made in Portugal distinguidas na maior feira de artigos de desporto do mundo
Jornalista
Supensa, mas premiada. A Berg pode resumir assim a sua situação atual depois de ver a Sonae suspender a produção da sua coleção outono/inverno, no Natal, e a feira alemã Ispo premiar, agora, umas sapatilhas e um casaco da marca.
Em comum, as botas Jardo e o casaco Gerês têm a marca Berg e a preocupação da sustentabilidade, conquistando dois dos prémios principais da Ispo Munique, a maior feira de artigos de desporto do mundo, a decorrer em Munique, com 2.800 expositores de 100 países, 40 dos quais de Portugal, e mais de 80 mil visitantes.
As botas, com o mesmo nome de um rio que nasce no Marão e desagua no Douro, foram desenvolvidas em parceria com a JAM, são 100% biodegradáveis, para desaparecerem na natureza em seis meses, e conquistaram o prémio produto do ano no segmento Urban da Ispo Munique. Já o casaco, vencedor de um Gold Award, é feito em material 100% reciclado a partir de desperdício.
Em edições anteriores do certame, a marca de roupa e equipamentos de desporto e vida ao ar livre da Sonae Sports & Fashion já tinha conquistado outros prémios Ispo, designadamente com uma garrafa biodegradável e umas sapatilhas de Burel também com o selo dos materiais naturais e recicláveis. No entanto, a Sonae decidiu suspender a produção da coleção outono/inverno 2019 da Berg no final do ano passado, “num contexto de realinhamento estratégico das marcas”.
A decisão, que estará ligada à fusão entre a SportZone e a JD Sports, deixou o futuro da Berg em suspenso, com todos os cenários em aberto, da venda ao encerramento.
Num total de 500 amostras candidatas, o juri da Ispo distinguiu mais 20 inovações de cinco empresas têxteis portuguesas nas diferentes categorias: A. Sampaio & Filhos, Tintex, LMA, Gulbena e NGS Malhas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt