A "região única" que está a dar que falar. Assim é o Oeste

As grandes figuras da região nas mais diversas áreas estiveram em destaque na terceira cimeira do projeto "Os Nossos Campeões"
As grandes figuras da região nas mais diversas áreas estiveram em destaque na terceira cimeira do projeto "Os Nossos Campeões"
Jornalista
"Não vos quero dizer mais nada. O tempo é dos bancos falarem menos e ouvirem mais", afirmou António Ramalho. Perante os aplausos da plateia reunida na Quinta do Paul, em Leiria, o CEO do Novo Banco vincou a vontade de oferecer plataforma a uma geração que está a dar novo dinamismo ao país. E que é no Oeste que está um dos seus palcos mais vibrantes.
A região foi o palco do terceiro summit do "Os Nossos Campeões", projeto que junta SIC Notícias, Novo Banco e Expresso para dar a conhecer as personalidades que estão a ajudar a construir o Portugal do futuro e que representam o que de melhor o país tem para oferecer. Dez personalidades de diferentes campos do Oeste foram escolhidas como representativas do trabalho que está a ser feito na área.
"Temos que convocar todos para criar uma nova centralidade com a região centro", atirou o presidente do Instituto Politécnico de Leiria, para quem a criação de redes entre turismo, indústria a e cultura é a única forma de criar sinergias necessárias para reter talento naquela que é "uma região única." Para Rui Pedrosa, estes pólos são "fundamentais para reinventar os territórios."
A cimeira reservou ainda espaço para a gravação de um programa especial da SIC Notícias, conduzido pelo diretor geral de informação do grupo Impresa, Ricardo Costa, e que contou com entrevistas cruzadas entre alguns dos distinguidos nesta etapa do projeto para revelarem o que os motiva e como a região os inspira.
"Temos que continuar a inovar no campo do turismo. E isso tem acontecido bastante", apontouu Tiago Pires, o primeiro surfista português a participar no World Surf Championship, enquanto Sónia Tavares, dos The Gift, falou de Alcobaça como sítio "onde a música cresce por todo o lado. Já Raquel Aguero Mercado, que participou no lugar de Annarella Sanchez (responsável por um dos principais conservatórios em Portugal), falou de um país que as "acolheu como filhas adotivas." E que tem em Leiria um centro de dança de nível internacional. Um exemplo de inovação comum a todo o Oeste.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: toliveira@impresa.pt