Ao Expresso, o ministro austríaco dos Assuntos Europeus diz esperar por "um voto positivo do Parlamento Europeu em setembro". Gernot Blumel preferia ter visto essa aprovação dos eurodeputados já esta quinta-feira e defende que avançar com a revisão das regras sobre os direitos de autor "é importante para a União Europeia". Para o ministro, o que está em cima da mesa não é "proteção de modelos de negócio", mas de princípios.
"Esta diretiva quer proteger princípios como a propriedade intelectual e a concorrência justa", continua. A Áustria assume agora a presidência rotativa da União Europeia e promete que nos próximos seis meses vai "continuar a insistir" neste dossier.
"Se vamos alcançar um compromisso ainda é cedo para dizer", diz, no entanto, à margem de um encontro com jornalistas em Viena.
Para que a negociação entre eurodeputados e estados-membros (e a Comissão) avance é preciso que, primeiro, o Parlamento Europeu se entenda sobre a sua própria posição. Já os Vinte e Oito países chegaram a um texto comum a 25 de maio.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt