Economia

CaixaBank pondera transferir sede de Barcelona para as Baleares

Presidente do CaixaBank, Jordi Gual (ao centro)
Presidente do CaixaBank, Jordi Gual (ao centro)
JOSEP LAGO/AFP/GETTY IMAGES

Nenhuma decisão foi ainda tomada, mas o banco espanhol considera transferir a sua sede para proteger os seus clientes em caso de uma declaração unilateral de independência da Catalunha

CaixaBank pondera transferir sede de Barcelona para as Baleares

Cristina Pombo

Coordenadora da Secção Internacional

O CaixaBank, primeiro banco da Catalunha, está a ponderar transferir a sua sede para as ilhas Baleares caso seja necessário proteger os seus clientes, escreve esta quinta-feira o jornal espanhol “El Mundo”, depois de contactos com fontes próximas do conselho de administração da instituição bancária.

A sede poderá ser transferida temporariamente num cenário em que a declaração unilateral de independência da Catalunha venha a verificar-se e possa gerar uma situação de insegurança jurídica. Tal declaração poderá surgir nos próximos dias, a julgar pelas declarações do presidente da Generalitat, Carles Puidgemont, depois do referendo do passado domingo.

A Comissão Executiva do CaixaBank reúne-se esta quinta-feira e espera-se que sejam debatidos todos os cenários possíveis, incluindo o da transferência do seu domicílio social. O presidente do CaixaBank, Jordi Gual, concorda com a necessidade de encontrar planos de contingência, mas existe a convicção generalizada no conselho de administração do banco que não será necessária a transferência, uma vez que a segurança jurídica será mantida, tal como assegurou o rei Felipe VI no seu discurso da passada terça-feira.

A decisão de alterar o domicílio social implica, segundo os estatutos do banco, um processo com várias fases que inclui a aprovação do Conselho de Administração e do conjunto dos acionistas.

Até ao momento, fontes oficiais do CaixaBank asseguram que nenhuma decisão foi ainda tomada e que a sede social do banco permanecerá em Barcelona, nas famosas Torres Negras da Avenida Diagonal, o eixo central da capital da Catalunha.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cpombo@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate