Novo Banco com prejuízos de €980,6 milhões. Má herança do BES pesou
Provisões de 1057,6 mil milhões de euros contribuíram fortemente para os resultados negativos. Rácio de capital subiu para 13,6%
Provisões de 1057,6 mil milhões de euros contribuíram fortemente para os resultados negativos. Rácio de capital subiu para 13,6%
Jornalista
O Novo Banco teve prejuízos de 980,6 milhões de euros em 2015, para o que contribuiu fortemente o elevado nível de provisões, que atingiram 1057,9 mil milhões de euros.
Este aumento das provisões reflete um elevado impacto da herança de créditos a grandes empresas originários do antigo BES. Do total das provisões, 592,3 milhões de euros já existiam à data da resolução do BES (agosto de 2014) e têm que ver com problemas de crédito, nomeadamente imobiliário, que foi objeto de reestruturação.
O banco liderado por Eduardo Stock da Cunha conseguiu melhorar o resultado operacional para 125 milhões de euros.
Na sequência da capitalização feita no final do ano, com a transferência de quase 2 mil milhões de euros de dívida sénior do Novo Banco para o BES, o rácio de capital do banco (Common Equity Tier 1 phase-in ) subiu para 13,6%, "um dos mais elevados do sistema financeiro", sublinha o banco.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IVicente@expresso.impresa.pt