Exclusivo

ARQUIVO Diário

Covid-19. Calcular o PIB nunca foi um exercício com tanta margem para erro

Covid-19. Calcular o PIB nunca foi um exercício com tanta margem para erro
Mário Cruz/Lusa

De uma recessão em 2020 não nos livramos. A (grande) dúvida é sobre a dimensão do rombo que a pandemia vai causar na economia portuguesa e, para traçar um plano de saída da crise, António Costa vai ouvir opiniões de economistas. O Expresso antecipa o que irá ser falado na reunião marcada para amanhã, terça-feira

Prever o comportamento da economia é terreno fértil para o erro. Mas quando se soma a esse exercício um fenómeno nunca visto – a pandemia de covid-19 –, o engano assume o tamanho de um elefante numa sala, que pode partir tudo em estilhaços ou sair por uma escapatória causando danos menores e mais controlados, o que, embora menos provável, também não pode ser descartado.

O novo coronavírus veio baralhar as contas dos economistas e dos governos de todo o mundo. Para Portugal, 2020 tinha tudo para correr bem, até que a pandemia chegou com estrondo e fechou as pessoas em casa e deu ordem de encerramento a milhares de negócios.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ASSantos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate