Exclusivo

ARQUIVO Diário

Covid-19. Presos devem ser libertados mas com regras (e Marcelo pode ter uma palavra a dizer)

Covid-19. Presos devem ser libertados mas com regras (e Marcelo pode ter uma palavra a dizer)
Marcos Borga

Juízes, procuradores e advogados dão dicas à ministra da Justiça sobre o melhor modo de evitar que a covid-19 alastre nas prisões. Neste momento, há três pessoas infetadas nas cadeias portuguesas. Em Custóias, só quatro guardas foram afastados depois de um caso de um outro guarda que deu positivo

Em teoria, estão todos de acordo. O contágio entre guardas e reclusos nas cadeias portuguesas com o novo coronavírus será tão ou mais “catastrófico” que nos lares de terceira idade. E que para evitar tal cenário é necessário libertar uma parte da população prisional. A ministra da Justiça Francisca Van Dunem já prometeu que nos próximos dias vai decidir o que fazer com os reclusos mais vulneráveis e seguir as orientações das Nações Unidas.

Ao Expresso, juízes, procuradores do Ministério Público e advogados dão alguns conselhos sobre o que o Governo deve, e não deve, fazer neste sensível dossier. Entretanto, as prisões receberam esta segunda-feira 22 mil máscaras de proteção.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: HFranco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate