Exclusivo

ARQUIVO Diário

Alcochete “jamais”? Há dez anos esteve para acontecer (e há quem defenda o regresso da ideia)

Alcochete “jamais”? Há dez anos esteve para acontecer (e há quem defenda o regresso da ideia)
D.R.

Chegou a ser escolhida como solução pelo Governo de Sócrates e a gozar de pareceres positivos. Mas a crise financeira matou Alcochete. Agora, a esquerda ressuscita a ideia (que há meses também era admitida no programa eleitoral do PSD). Voltará?

A expressão entrou diretamente para a memória e o vocabulário político português: em Alcochete, “jamais” - em francês - se construiria um aeroporto, chegou a garantir o ministro socialista Mário Lino, para quem a Margem Sul era um “deserto”. Mas a teoria não durou muito tempo: Alcochete acabaria por ser apresentada pelo mesmo Governo como a solução mais adequada e acaba agora de ser ressuscitada, numa altura em que o Executivo de António Costa já dá por certo que a opção do Montijo é mesmo a única alternativa.

Mas afinal, quem defendeu - e, agora em 2020, quem defende - Alcochete? A construção de um novo aeroporto no Campo de Tiro daquele concelho já está “estudada” e não tem de ser “mais lenta” do que o Montijo, como argumentava, ainda este fim de semana, Catarina Martins? O PSD está fechado a essa ideia? E porque é que a solução de Alcochete caiu no tempo de José Sócrates, tendo parecido, durante anos, enterrada?

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate