Exclusivo

ARQUIVO Diário

Coronavírus. União Europeia envia dois aviões a Wuhan para repatriar cidadãos e pico do surto dentro de uma semana

Um técnico mede a temperatura de um passageiro numa estação de metro de Pequim
Um técnico mede a temperatura de um passageiro numa estação de metro de Pequim
Reuters

Mecanismo Europeu de Proteção Civil foi esta terça-feira ativado, a pedido de França, para repatriamento dos cidadãos franceses em Wuhan, na China, devido ao novo coronavírus. Um dos mais reputados especialistas chinesas disse entretanto que o pico do surto deverá registar “dentro de uma semana a dez dias”

À medida que o surto se intensifica, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil foi ativado após um pedido da França”, informa o serviço de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia numa publicação feita na rede social Twitter. Este serviço precisa que "dois aviões serão mobilizados via UE para repatriar cidadãos na área de Wuhan para a Europa".

Já esta terça-feira, a Comissão Europeia tinha admitido disponibilizar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, usado para catástrofes naturais, para possibilitar o repatriamento de cidadãos da UE na China. Com a ativação deste mecanismo, Bruxelas fornece apoio logístico e financeiro para o repatriamento dos cidadãos europeus. Outros Estados-membros, entre os quais Portugal, já equacionaram recorrer ao repatriamento de cidadãos que se encontram em Wuhan.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate