Os 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) aderiram ao projeto da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses, numa cerimónia realizada nesta segunda-feira no Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro, em que o protocolo de adesão foi assinado por José Ribau Esteves, presidente da CIRA, e por Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista ZERO.
O projeto da ZERO, a que já aderiram Almada, Barcelos, Bragança, Castelo Branco, Gaia, Guimarães, Lagoa, é inédito a nível mundial e inclui calculadoras online da pegada ecológica para uso da população e uma proposta de alteração da política de financiamento das autarquias. Resulta de uma parceria entre a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, a organização internacional Global Footprint Network, que criou o conceito de Pegada Ecológica e a sua métrica, e a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOOP) da Universidade de Aveiro.
Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).
Torne-se assinante
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt