Exclusivo

ARQUIVO Diário

Emigração para o Japão aumenta pelo terceiro ano consecutivo

Mercearia fotografada no ano passado no Japão, na localidade de Oizumi, com produtos ‘legendados’ em português
Mercearia fotografada no ano passado no Japão, na localidade de Oizumi, com produtos ‘legendados’ em português
Getty

O número de portugueses a escolher o país asiático é pequeno, mas duplicou em dez anos. A emigração também tem aumentado para os países nórdicos e descido para os destinos mais tradicionais, como França ou Suíça

Pelo terceiro ano consecutivo, o número de portugueses a emigrar para o Japão aumentou. Os números ainda são pequenos, mas duplicaram numa década e em 2017 atingiram o seu valor mais alto, segundo os dados da OCDE apresentados esta terça-feira pelo Observatório da Emigração.

“Desde 2006 o número de entradas de portugueses manteve-se perto de uma centena. Contrariamente ao que se verificou noutros países de destino da emigração portuguesa, onde o número de entradas registou um decréscimo nos anos de 2009 e 2010, o número de entradas de portugueses para o Japão manteve-se estável nesses anos, sofrendo um decréscimo de 27% em 2011”, resume o Observatório da Emigração.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ralbuquerque@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate