Exclusivo

ARQUIVO Diário

Quem protege o denunciante de Trump?

Donald Trump ao telefone na Casa Branca
Donald Trump ao telefone na Casa Branca
getty

O denunciante que revelou o conteúdo da chamada telefónica entre Trump e o seu homólogo ucraniano deverá ser ouvido no Congresso “muito em breve”. Numa altura em que as ameaças ao denunciante são feitas ao mais alto nível (isto é, pelo próprio Presidente), de que modo a lei americana o protege de retaliação?

O Congresso norte-americano prepara-se para ouvir o denunciante que revelou o conteúdo da chamada telefónica do Presidente dos EUA, Donald Trump, com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Segundo revelou o jornal “Financial Times”, o denunciante concordou depor “muito em breve” perante os congressistas.

Num relatório datado de 12 de agosto e tornado público na semana passada, o denunciante alega que Trump pediu a Zelensky para investigar o seu rival político e ex-vice-Presidente, Joe Biden, e o filho Hunter Biden. O relatório e um memorando relativos ao telefonema, feito a 25 de julho, constituem a base do processo de ‘impeachment’ presidencial aberto pelos democratas da Câmara dos Representantes.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate