Exclusivo

ARQUIVO Diário

Trump repete “táticas sujas” de 2016? “Se democratas não aproveitarem, podem dedicar-se à filatelia”

Donald Trump é acusado de tentativas de interferência nas eleições presidenciais do próximo ano
Donald Trump é acusado de tentativas de interferência nas eleições presidenciais do próximo ano
Tom Brenner / Reuters

O mais recente escândalo a envolver a Administração Trump está relacionado com a alegação de um denunciante de que o Presidente norte-americano teria feito “promessas preocupantes” a um líder estrangeiro. Há indícios de que esse líder foi o chefe de Estado ucraniano e de que o objetivo seria prejudicar Joe Biden, o candidato democrata mais bem colocado para defrontar Trump nas eleições do próximo ano

“Se o Congresso não atuar, Trump fá-lo-á. Encorajado pela passividade dos congressistas, o Presidente está a adotar a mesma abordagem para 2020 que adotou em 2016.” O aviso foi feito em maio por Quinta Jurecic, editora executiva do Lawfare, site dedicado a questões de segurança nacional, num artigo assinado na revista “The Atlantic”. O “encolher de ombros coletivo” do Congresso, como Jurecic lhe chama, teve um efeito colateral previsível: Trump rapidamente começou a tentar interferir nas eleições do próximo ano, escreve esta sexta-feira o colunista do jornal “The New York Times” David Leonhardt.

Ainda em maio, o advogado pessoal de Trump, Rudy Giuliani, anunciava que exortaria o Governo ucraniano a conduzir uma investigação potencialmente prejudicial a Joe Biden, ex-vice-presidente e o candidato mais bem colocado para conseguir a nomeação democrata para o ato eleitoral em que Trump procura a reeleição. Esta quarta-feira, começaram a soar os alarmes: o jornal “The Washington Post” noticiou a queixa de um funcionário dos serviços de informação, escrevendo que este abordou o inspetor-geral Michael Atkinson com alegações de que Trump tinha feito “promessas preocupantes” durante um telefonema com um líder estrangeiro.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate