26 julho 2019 18:18
O movimento político de extrema-direita fundado por Mário Machado, ex-líder dos skinheads portugueses, vai organizar a 10 de agosto, em Lisboa, uma conferência de nacionalistas onde vão participar dirigentes de partidos de extrema-direita e neonazis europeus.
Paul Anthony Golding, um dos convidados do encontro organizado pelo movimento Nova Ordem Social (NOS), lidera o partido Britain First e entrou para a História como o primeiro condenado num tribunal britânico pelo crime de ódio racial. Cumpriu três meses de pena efetiva por ter insultado quatro muçulmanos que estavam a ser julgados pela violação de uma mulher branca. O juiz que o condenou escreveu na sentença que Golding tinha usado o caso de violação como “um pretexto” para disseminar o ódio à cultura e religião muçulmanas. De acordo com o tribunal, juntou um grupo de “nacionalistas” e foi bater à porta de um dos suspeitos para gritar palavras de ordem contra os muçulmanos. Lá dentro estava a mulher do arguido com três filhos pequenos.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)