ARQUIVO Diário

Neonazis europeus reúnem-se em Lisboa

Mário Machado na altura em que esteve preso na cadeia de alta segurança de Monsanto

tiago miranda

Mário Machado organiza uma conferência nacionalista em Lisboa. Entre os convidados estão neonazis europeus e líderes da extrema-direita. Autoridades dizem que o encontro é legal e “está a ser controlado”

26 julho 2019 18:18

Rui Gustavo

Rui Gustavo

texto

Jornalista

O movimento político de extrema-direita fundado por Mário Machado, ex-líder dos skinheads portugueses, vai organizar a 10 de agosto, em Lisboa, uma conferência de nacionalistas onde vão participar dirigentes de partidos de extrema-direita e neonazis europeus.

Paul Anthony Golding, um dos convidados do encontro organizado pelo movimento Nova Ordem Social (NOS), lidera o partido Britain First e entrou para a História como o primeiro condenado num tribunal britânico pelo crime de ódio racial. Cumpriu três meses de pena efetiva por ter insultado quatro muçulmanos que estavam a ser julgados pela violação de uma mulher branca. O juiz que o condenou escreveu na sentença que Golding tinha usado o caso de violação como “um pretexto” para disseminar o ódio à cultura e religião muçulmanas. De acordo com o tribunal, juntou um grupo de “nacionalistas” e foi bater à porta de um dos suspeitos para gritar palavras de ordem contra os muçulmanos. Lá dentro estava a mulher do arguido com três filhos pequenos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)