Exclusivo

ARQUIVO Diário

Banco de Portugal não se responsabiliza por problemas nos grandes devedores dos bancos

Banco de Portugal não se responsabiliza por problemas nos grandes devedores dos bancos
Egídio Santos / Exame

Há uma lista de grandes devedores tornada pública, sem nomes mas com números, que o Banco de Portugal considera que tem de ser lida com cuidado. O supervisor não se responsabiliza por ela

Grandes devedores da banca? Há, mas sem nome. É possível ler os dados? Sim, mas as conclusões a retirar são complexas. Pode haver problemas nos dados? Sim, mas a responsabilidade é dos bancos visados. A informação publicada é suficiente? Não se sabe, mas quem definiu o que devia ser divulgado foi o Parlamento. Esta é a posição do Banco de Portugal em relação à lista com 128 grandes grupos económicos cujas dívidas contribuíram para a necessidade de oito bancos nacionais pedirem dinheiros públicos.

“Esta informação baseia-se em dados da exclusiva responsabilidade das entidades reportantes”, alerta o supervisor liderado por Carlos Costa no comunicado sobre a lista de devedores publicado esta terça-feira, dossiê que tem sido liderado pela vice-governadora, Elisa Ferreira, já que o governador afastou-se do tema.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate