Já lá vai uma década desde que o misterioso Satoshi Nakamoto divulgou um artigo técnico sobre a criptomoeda bitcoin e a criação de um sistema financeiro digital ponto a ponto. Nos últimos dez anos, muito foi dito sobre as potencialidades destas moedas digitais e da tecnologia na sua base – a blockchain – transformarem diversos sectores além do financeiro, mas estes sistemas estão longe de ter uma adoção generalizada.
Agora, o Facebook acredita que pode alcançar essa missão. Esta terça-feira, a multinacional norte-americana e 27 parceiros – que criaram a Associação Libra, organização independente e sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça – apresentaram as bases da Libra. Entre os fundadores do consórcio estão instituições académicas, organizações internacionais e sem fins lucrativos e empresas de diversos sectores, como a Mastercard, a Visa, a Uber, a Spotify e a luso-britânica Farfetch.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt