ARQUIVO Diário

Governo está atento ao risco de especulação com preços devido à escassez de combustíveis

Governo está atento ao risco de especulação com preços devido à escassez de combustíveis
Rui Duarte Silva

Executivo está a monitorizar os preços de venda ao público, que desde 2004 são livremente alterados pelas gasolineiras

A crise no abastecimento de combustíveis em Portugal pode levar os preços a subir? Em teoria pode. Os preços destes produtos estão há vários anos liberalizados, o que torna cada operador livre de fixar os preços que entender. Embora não haja ainda indícios de que haja gasolineiras a aumentar preços devido à elevada procura, o Expresso sabe que o Governo está a seguir com atenção a possibilidade de surgimento de fenómenos especulativos.

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) acompanha diariamente este mercado, tal como a ENSE - Entidade Nacional para o Sector Energético (que herdou as competências da antiga ENMC - Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis), disponibilizando informação diária sobre o preço médio das várias tipologias de combustível rodoviário, com base nos dados dos cerca de 2800 postos existentes em Portugal.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate