ARQUIVO Diário

Marcelo tenta demover camionistas de radicalizarem os “coletes amarelos”

Marcelo tenta demover camionistas de radicalizarem os “coletes amarelos”
Lusa

A três dias da 'manif' que atormenta o poder político, Marcelo sentou-se ao lado de um camionista. Almoçou com os Motoristas no Asfalto e tentou demovê-los de radicalizarem os “coletes amarelos” na sexta-feira. Da sessão de diplomacia política feita por Belém não saíram garantias. O PR pediu-lhes calma com a promessa de voltar ao volante em janeiro. O líder dos camionistas diz que “não pode travar ninguém” de participar no protesto.

A foto do Presidente da República sentado no lugar do pendura ao lado do camionista que lidera os Motoristas no Asfalto foi colocada na página oficial da Presidência e passa duas mensagens. Por um lado, Marcelo Rebelo de Sousa dá espaço às reivindicações e protestos dos camionistas mas, por outro, tenta amaciá-los na esperança de evitar que este sector-chave para protestos musculados contribua para tornar a próxima sexta-feira num inferno urbano de consequências políticas imprevisíveis.

O Presidente tinha o pedido de audiência dos Motoristas no Asfalto desde a primavera, mas entendeu ser agora a hora certa para os receber. As informações recolhidas em Belém não os identificam com os verdadeiros promotores do movimento dos "coletes", mas sabe-se que estão em contacto com eles e Marcelo vislumbrou a oportunidade. Talvez através deste diálogo (com promessas no bolso) com a associação que representa 500 dos cinco mil motoristas de longo curso existentes no país, o PR consiga passar a mensagem de apaziguamento.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AVSilva@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate