Cinema

DocLisboa 2025 arranca em outubro com mais de 200 filmes e abre com homenagem a Gaza

"With Hasan in Gaza", de Kamal Aljafari
"With Hasan in Gaza", de Kamal Aljafari

23.ª edição do DocLisboa traz 211 filmes de 54 países. Competição portuguesa inclui estreias mundiais de Carlos Conceição e Duarte Coimbra

O festival de cinema DocLisboa, previsto para outubro e hoje apresentado, desenhou uma programação para "revisitar o que foi vivido para imaginar o porvir", com filmes que "não fogem do conflito ou da memória".

A 23.ª edição do DocLisboa - Festival Internacional de Cinema foi hoje apresentada em Lisboa pela nova direção, encabeçada por Hélder Beja, dando conta de alguns dos mais de 200 filmes a exibir entre 16 e 26 de outubro.

Este ano, o festival reparte-se pela Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal, com 211 filmes provenientes de 54 países, incluindo 31 obras portuguesas.

A competição portuguesa conta com obras como "A baía dos tigres", de Carlos Conceição, "Andar com fé", de Duarte Coimbra, ambos em estreia mundial, e "Fuck the Polis", de Rita Azevedo Gomes, vencedor do grande prémio no festival de Marselha.

O DocLisboa abre com "With Hasan in Gaza", de Kamal Aljafari, "uma homenagem urgente à resistência em Gaza", filmada em 2001.

Desta programação, o festival destaca a exibição de "As Brigadas Revolucionárias na Luta Contra a Ditadura (1970-1974)", de Luiz Gobern Lopes, e a versão integral de "O Riso e a Faca", de Pedro Pinho, premiado em Cannes.

Na secção "Heart Beat" será mostrado "Memórias do Teatro da Cornucópia", de Solveig Nordlund, além de uma homenagem a Robert Wilson e Luciano Berio, e filmes sobre Jeff Buckley, Madonna, Duran Duran e Andy Kaufman.

Entre os convidados deste ano estão o canadiano Denis Côte, que apresentará "Paul", e o realizador Eugène Green, que encerrará o festival com "A Árvore do Conhecimento".

O DocLisboa, dedicado sobretudo ao documentário, é dirigido desde março por Hélder Beja, com Boris Nelepo e Cíntia Gil como programadores.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate