Cultura

Amor Veneris: Marta Crawford inaugura exposição que é uma "viagem ao prazer sexual feminino"

A Exposição "Amor Veneris - Viagem ao Prazer Sexual Feminino" é a primeira exposição do Mu SEX, Museu Pedagógico com Sexo
A Exposição "Amor Veneris - Viagem ao Prazer Sexual Feminino" é a primeira exposição do Mu SEX, Museu Pedagógico com Sexo
Diana Quintela

Levar o público a refletir sobre o prazer sexual feminino e assuntos como a "violação sexual sobre as mulheres" são objetivos da exposição "Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino", patente a partir deste sábado, 25 de junho, no Palácio dos Anjos, em Algés. Mostra marca a abertura do Museu Pedagógico do Sexo

Uma exposição "pioneira" e que "convida a refletir sobre a sexualidade feminina". É desta forma que é apresentada a exposição "Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino", que está patente ao público de 25 de junho a 30 de dezembro no Palácio dos Anjos, em Algés.

Com a curadoria da sexóloga Marta Crawford e Fabrícia Valente, a exposição "enaltece o tema Amor Veneris (clitóris), numa perspetiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente", lê-se na nota de imprensa.

Marta Crawford
DR

Nesta que é a primeira exposição do MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo, um projeto criado por Marta Crawford em 2010, que tem como missão promover o conhecimento e a reflexão sobre a sexualidade humana, pretende se também levar o "público a refletir sobre a pertinência do tema do prazer sexual feminino, bem como sobre assuntos fundamentais, como o consentimento e o não consentimento, violência sexual sobre as mulheres, a resposta sexual feminina, entre outros conceitos indissociáveis à vivência da sexualidade".

Paula Rego, Polly Nor e Sophia Wallace (entre outras artistas)

A exposição conta com obras de Paula Rego, Alice Geirinhas, Louise Bourgeois, Ernesto de Sousa, Julião Sarmento, Jamie McCartney, Polly Nor, Sophia Wallace e Fernanda Fragateiro, entre outros artistas. Serão também apresentadas obras inéditas de Ana Pérez-Quiroga, Ana Rocha de Sousa, Error-43 e da perfumista Cláudia Camacho.

Diana Quintela

Referindo-se à exposição como uma "viagem ao prazer sexual feminino", resultado de "vários anos de trabalho na área da sexologia", Marta Crawford defende que “é urgente que se fale sobre o direito ao prazer e sobre o impacto que a violação dos direitos sexuais tem sobre ele". "Esta exposição é também uma forma de dar voz às mulheres e, por outro lado, é uma afirmação da importância do consentimento mútuo e do que isso representa", sublinha a sexóloga.

A exposição, que tem o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, conta ainda com "instalações interativas de carácter lúdico-pedagógico referentes ao funcionamento do cérebro e aos seus sentidos", bem como outros conteúdos audiovisuais de autores como Lori Malépart-Traversy, Rachel E. Gross, Rankin & Trisha Ward, Daphné Leblond & Lisa Billuart Monet e Erika Lust.

Em paralelo, serão desenvolvidas atividades como oficinas artísticas e conversas sobre a sexualidade feminina. Também foram desenvolvidas iniciativas dirigidas aos mais novos e respetivas famílias, "para encorajar reflexão e o diálogo sobre a sexualidade". A inauguração está marcada para esta sexta-feira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas