Cultura

O teatro está de luto: morreu Jorge Silva Melo

14 março 2022 23:42

pedro nunes

Encenador, ator, cineasta, dramaturgo, tradutor e crítico português tinha 73 anos. Fundou o Teatro da Cornucópia em 1972 e em 1995 fundou a companhia Artistas Unidos, na qual desempenhava a função de diretor artístico. Em 2004 recebeu o grau de Comendador da Ordem da Liberdade

14 março 2022 23:42

Morreu o encenador, ator, cineasta, dramaturgo, tradutor e crítico, confirmou fonte da Casa do Artista ao Expresso. Tinha 73 anos e estava internado no Hospital da Luz, em Lisboa, .

Nascido a 7 de agosto de 1948, viveu em Angola e mudou-se para Lisboa com a família no início da adolescência. Começou a escrever sobre cinema com apenas 15 anos, colaborando no suplemento juvenil do Diário de Lisboa.

Estudou Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas não chegou a completar o curso. Em 1969 foi para Londres, onde frequentou a London Film School enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

De regresso a Portugal fundou o Teatro da Cornucópia em 1972, que dirigiu com Luís Miguel Cintra até 1979. Posteriormente voltou a sair do país com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, desta vez para estagiar em Berlim (com o encenador Peter Stein) e Milão.

Em 1995 fundou a companhia Artistas Unidos, na qual desempenhava a função de diretor artístico.

Ao longo da carreira realizou vários filmes, o mais recente ("Sofia Areal: Um Gabinete Anti-Dor") estreou em 2016. Escreveu também várias peças de teatro, incluindo "Seis Rapazes Três Raparigas", "António: Um Rapaz de Lisboa", "O Fim ou Tende Misericórdia de Nós", "Prometeu", "Num País Onde Não Querem Defender os Meus Direitos", "Eu Não Quero Viver", "Não Sei" (em colaboração com Miguel Borges) e "O Navio dos Negros". É ainda autor do libreto "Le Château dês Carpathes".

Em 2004 recebeu o grau de Comendador da Ordem da Liberdade.

Nota: artigo editado a 15/03, com a correção sobre o o hospital onde estava Jorge Silva Melo: era o Hospital da Luz, e não dos Lusíadas.